5 motivos para contratar uma consultoria financeira
A área financeira é o coração de toda empresa: precisa estar em dia para que o resto funcione bem. Não por acaso, ela costuma tirar o sono de muito empreendedor, que sofre quando o assunto é planejamento financeiro, fluxo de caixa e precificação de produtos. A explicação para isso é bem plausível. O empreendedor entende do seu próprio negócio. Domina o mercado, conhece o seu produto, fala a língua do cliente. Já da parte financeira, nem sempre entende bem. E não é para menos. A gestão das finanças exige alguns conhecimentos que não se ensinam na escola.
Uma alternativa para esse problema está na consultoria financeira. Hoje, economistas têm trabalhado especialmente para pequenas empresas e profissionais liberais com o objetivo de auxiliá-los a superar essas dificuldades. O olhar externo de um especialista ajuda a organizar, diagnosticar e planejar as mudanças necessárias para otimizar os resultados da empresa. Isso possibilita, consequentemente, a realização do sonho de todo empreendedor: o fim das dívidas e o aumento dos lucros.
Com uma consultoria financeira, é possível manter o controle preciso do que entra e sai, fornecendo informações para que o empresário possa tomar as melhores decisões. Veja, abaixo, alguns motivos para contratar uma consultoria financeira: Ter um olhar de fora sobre os problemas No dia a dia da empresa, nem sempre é possível perceber onde estão os gargalos do negócio. Normalmente, o empreendedor está muito voltado para as demandas que envolvem o seu produto e os seus clientes. Por isso, é sempre bom contar com uma visão imparcial e crítica da situação. Às vezes, alguns detalhes podem estar passando despercebidos e fazendo uma diferença enorme nos resultados, positiva e negativamente. Com o suporte de uma consultoria, é possível fazer diagnósticos que apontem melhorias até mesmo onde parece estar tudo bem. Manter o foco nos resultados Uma consultoria financeira trabalha exclusivamente para potencializar os resultados da empresa. Não se envolve com outros tipos de problemas e não se deixa absorver com demandas que não estejam ligadas ao coração do negócio. O controle financeiro exige metas e objetivos específicos e manter o foco nele é o que permite alcançar os melhores resultados. Contar com alguém que tem conhecimentos específicos e experiência de mercado Um consultor financeiro sabe exatamente o que é preciso para colocar ordem nas finanças. Ele entende de economia e pode ajudar na tomada de decisões racionais, dentro da filosofia de trabalho de cada empresa. A experiência acumulada e a vivência de mercado o auxiliam a vislumbrar saídas para os problemas financeiros que os empreendedores dificilmente encontrariam sozinhos, no dia a dia de seus negócios. Obter o retorno do investimento com a economia proporcionada pela própria consultoria A consultoria pode ser feita de duas maneiras: com início, meio e fim, em que as metas são alcançadas a curto prazo; e de maneira permanente, na qual o consultor assume o controle financeiro da empresa. Em ambos os casos, o objetivo é sempre melhorar a estrutura e a gestão financeira do negócio, de modo a contabilizar toda transação e equacionar a entrada e saída de recursos. A economia provocada por essa otimização quase sempre é superior ao investimento feito na própria consultoria, o que a torna extremamente vantajosa. Livrar-se do desgaste emocional de ter que fazer uma coisa que foge do seu domínio Quando somos obrigados a cuidar de situações que extrapolam os nossos conhecimentos, a insegurança e o medo do fracasso consomem as nossas energias. Essas sensações se agravam quando o assunto é a gestão financeira, área vital ao funcionamento de qualquer empresa. Delegar essa responsabilidade a quem entende do assunto é devolver o foco à produtividade, preservando a saúde emocional do empreendedor.