Missão, Visão e Valores: por que sua empresa precisa disso?
Há quem pense que identidade organizacional é uma estratégia necessária apenas nas grandes empresas. Nada disso! Alinhar o discurso e os objetivos da organização é fundamental para que ela, seja de qualquer ramo ou porte, se diferencie das demais.
A definição da Missão, Visão e Valores é uma das etapas desse processo. A partir dela, a organização apresenta como deseja ser vista por seus clientes e pelo público em geral. Esses elementos devem guiar a conduta dos colaboradores, apontar os objetivos do negócio e a forma como a empresa pretende alcançá-los.
Missão - Qual a razão da existência da sua empresa? O que ela faz, para quem e em qual segmento pretende se destacar? Ao definir a missão do seu negócio, busque delimitar o setor de atuação e reforçar o produto ou serviço oferecido.
Visão - Neste momento, você deve pensar no futuro. Em qual lugar sua empresa quer chegar, quais seus objetivos? A visão deve conduzir as metas da empresa, sendo extremamente importante para traçar seus planos de ação.
Valores – Representam o conjunto de comportamentos defendidos e adotados pela empresa. Os valores devem mostrar as prioridades corporativas enquanto provedora de benefícios à sociedade e ao mundo.
Assim que definidos, a Missão, a Visão e os Valores devem ser utilizados em todos os processos da organização e trabalhados junto aos colaboradores. Com isso, eles poderão compreender quais os resultados você espera da equipe e contribuir para conquistar seus objetivos.
Outra estratégia importante é divulgá-los aos clientes, para que possam entender como sua empresa age, o que valoriza e a maneira como os processos são feitos. Isso mostra transparência e aumenta as chances de gerar identificação com o público.
A identidade organizacional pode ser reavaliada e reformulada quando a empresa der início a uma nova fase (ampliação de mercado, atuação em novos segmentos etc). Porém, evite fazer mudanças drásticas na essência do negócio, a não ser que você queira realmente redirecionar o empreendimento. Neste caso, aproveite para elaborar um novo plano de negócios e desenvolver estratégias que reforcem o novo momento da empresa.