Como lidar com os empréstimos de um novo negócio
Todo negócio precisa de um investimento inicial para começar. É o primeiro momento – e nem sempre o último - em que o empreendedor tem que recorrer a um aporte financeiro, seja de instituições bancárias, investidores ou de recursos próprios. Para que essa condição não comprometa o desenvolvimento da empresa, é preciso tomar alguns cuidados.
O primeiro passo antes de efetivar qualquer operação financeira é fazer um amplo planejamento. É importante testar a ideia e calcular os impactos positivos e negativos do novo empreendimento, buscando começar de forma simples e reduzindo ao máximo os custos do negócio. Se há necessidade de abrir um escritório, por exemplo, investir em espaços compartilhados, como coworking, pode ser uma boa ideia.
Ao assumir um empréstimo, o empreendedor precisa ter em mente que já começa as atividades do novo negócio com uma dívida mensal de curta, média ou longa duração. Isso aumenta a necessidade de faturamento. Caso contrário, a empresa já começa de maneira insustentável e pode atravessar sérios problemas financeiros logo de cara.
Procure contratar o valor mínimo necessário para colocar o negócio em prática e mantê-lo em operação até que os rendimentos sejam suficientes para custear o seu funcionamento. Se você tiver um plano de negócio elaborado, que contemple as reais necessidades e características mercadológicas do novo empreendimento, mais fácil será determinar esse valor de empréstimo.
Ao recorrer às instituições financeiras, analise cuidadosamente as taxas de juros e procure programas de financiamento de micro e pequenas empresas. Há vários deles disponíveis no mercado, desenvolvidos exatamente para atender as necessidades de quem está começando, com juros mais baixos e prazos de pagamento mais dilatados.
Lembre-se de que, no início, qualquer inciativa está mais suscetível ao erro. Quanto mais recurso financeiro estiver alocado na ideia, mais caro sairá o erro. Portanto, comece com pouco, de maneira simples, e vá aumentando os investimentos à medida que o retorno der a segurança suficiente para permitir passos maiores. Sua empresa e sua saúde financeira agradecerão.