Você sabe onde sua empresa quer chegar?
Empreender é muito mais do que ter uma boa ideia de negócio e dinheiro para investir. Excelentes projetos, com grande aceitação pública e amplo potencial de crescimento, tornam-se inviáveis por falta de duas palavrinhas simples: metas e objetivos.
Sem metas concretas e objetivos claros, o empreendedor corre muito mais risco de se perder pelo caminho. A ausência de um norte concreto, para o qual toda a empresa deve estar direcionada, faz com que os agentes desse processo caminhem em direções diferentes, às vezes até mesmo opostas. É daí que surgem muitos dos conflitos que comprometem o desempenho do negócio ao longo do tempo.
A definição de metas e objetivos deve ser um dos primeiros momentos do empreendimento. Não por acaso eles são partes importantes da elaboração do Plano de Negócios. Para cumprirem com seu papel de guias, eles devem ser concretos, mensuráveis e viáveis, conduzindo gestores e colaboradores em todos os processos da empresa.
Mas não são quaisquer metas e objetivos. É preciso que eles sejam coerentes com os princípios do negócio, com aquilo que motivou o empreendedor a colocar a mão na massa. Empreender com propósito é um dos segredos de iniciativas promissoras, que surpreendem pelos resultados e pelos benefícios que oferecem para todos os envolvidos nos processos: colaboradores, fornecedores, clientes e sociedade.
Tendo um propósito e fazendo o que acredita, o empreendedor tem muito mais motivação para seguir adiante. E ter metas claras e objetivos bem definidos é pré-requisito essência para quem deseja crescer de maneira planejada e sustentável.