top of page

Por que é tão importante manter um bom relacionamento com o gerente do banco


Ter uma pequena empresa significa lutar pelo seu lugar no mercado. Isso se dá em todas as esferas: com clientes, fornecedores, concorrência e até mesmo com os bancos. As instituições financeiras têm papel decisivo na saúde financeira dos negócios e tê-las por perto pode fazer toda a diferença para a sua empresa. Por isso é tão importante manter um bom relacionamento com o gerente da sua conta jurídica, pois ele é o elo entre que liga a sua empresa ao banco.


É claro que, sendo um funcionário do banco, o gerente tem interesses comerciais e metas para atingir. Isso implica em, muitas vezes, oferecer pacotes e serviços que sejam mais vantajosos para o banco do que para o cliente. Mas, ele também está lá para atuar como facilitador, atendendo as suas necessidades dentro das possibilidades e condições da instituição financeira. E é partindo dessa premissa que você deve se apresentar ao seu gerente.


Não deixe para procurá-lo somente na hora do aperto. Se não há um contato prévio, menores são as chances de conseguir alternativas viáveis para reequilibrar o seu negócio. Tente fazer isso também nos momentos em que o faturamento vai bem. Mostre o seu planejamento financeiro e demonstre que a sua empresa está preparada para crescer sustentavelmente.


Também é fundamental conhecer de perto as taxas do banco e todos os serviços que estão incluídos no seu pacote. Você pode estar pagando por benefícios que não são interessantes ao seu negócio e a eliminação desse custo extra pode gerar impactos positivos a longo prazo.


Mantendo um bom relacionamento com o banco, sua empresa pode usufruir de serviços extremamente vantajosos, como cartão de crédito para compras maiores – lembre-se de que cartão de crédito pago em dia não gera juros – emissão de boletos bancários, realização de cobranças, geração de arquivos integrados com planilhas de controle financeiro, entre tantos outros benefícios.

Tendo o seu gerente como aliado, é possível agilizar uma série de serviços e favorecer a gestão financeira da sua conta. Como o banco já conhece a sua movimentação, ele precisa de menos tempo para saber o que é preciso para atender a sua demanda e oferecer uma solução que seja compatível com a sua necessidade.


Mas, para isso, é importante que você tenha plena consciência de como anda a saúde financeira do seu negócio e ter informações, ainda que gerais, sobre as linhas de crédito e outras ofertas disponíveis no mercado. Estando munido dessas informações, você estará menos suscetível a aceitar uma proposta que não seja vantajosa para a realidade da sua empresa.


E, se a relação com o seu gerente não estiver dando certo, não hesite em trocar de gerente – ou até mesmo de banco. Empreendedor precisa ter e manter esse canal sempre aberto. Seu tempo é escasso e não é justo que a sua empresa deixe de se beneficiar de todas as possibilidades que apresentamos porque o seu gerente é inacessível ou dificulta a negociação.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page