Veja como a sua empresa pode ter um 2018 surpreendente
Quem é dono do próprio negócio carrega o desafio de ter multitarefas. Em meio ao turbilhão de atividades cotidianas, nem sempre é possível dar a devida atenção a áreas estratégicas do negócio. Sai dia, entra dia e é como se a empresa vivesse sempre correndo atrás do tempo, e não à frente dele.
Mas, chega uma hora que é preciso parar tudo e refletir. As coisas estão caminhando na direção desejada? Quais são as perspectivas do negócio a curto, médio e longo prazo? O que pode ser feito para otimizar os esforços e garantir os melhores resultados? Não há momento mais oportuno para isso do que a chegada de um novo ano.
Por mais atarefado que você esteja na sua empresa, é estratégico parar para responder a essas questões. As respostas podem mudar completamente os rumos do negócio e determinar como será não só o ano que se inicia, mas os próximos também. Atitudes simples podem fazer a diferença, veja só:
Faça um balanço patrimonial
Saber como anda a saúde financeira é um dos pontos chaves de qualquer negócio. Quanto ele tem de patrimônio? Qual é o real capital disponível para investimento? Como está o fluxo de caixa? Com base nessas informações, você saberá exatamente o que pode e o que não pode fazer no ano que vem. O balanço patrimonial é tão importante que deve ser acompanhado e atualizado durante todo o ano, a fim de evitar surpresas desagradáveis. Se preciso, conte com uma consultoria financeira para isso.
Avalie os resultados
Por mais iniciante ou modesta que seja a empresa, todo empreendedor tem planos e metas a alcançar. Pode ser aumentar o número de clientes, contratar funcionários, crescer em faturamento... o que não falta na cabeça de quem é dono do próprio negócio são sonhos. Uma maneira de checar a qualidade do ano que está terminando é verificar quanto do que foi planejado em janeiro se cumpriu até dezembro. Isso revela muito sobre o negócio e pode dar dicas preciosas sobre o que está por vir.
Ouça seus clientes
O melhor termômetro do negócio é a satisfação dos clientes. Qual é a nota que eles dão para a sua empresa? O que pode ser melhorado tanto no relacionamento com ele quanto em relação ao serviço prestado? O simples fato de ouvir a opinião deles já repercute a favor da empresa, principalmente se as sugestões que surgirem forem consideradas. Existem várias maneiras de fazer isso: formulário eletrônico, email, ligação e até mesmo por WhatsApp. Respeito, atenção e diálogo nunca são demais.
Fique de olho nos concorrentes
Não basta olhar só para dentro da empresa, é preciso saber o que as empresas que prestam serviços semelhantes aos seus estão fazendo. Procureconhecer os preços, saber quem são os clientes deles, entender as estratégias que estão adotando. Você não vai repetir os passos deles, claro, até porque inovação e originalidade são ingredientes muito valiosos hoje em dia. Mas é fundamental buscar as tendências e se antecipar diante de novos desafios.
Viu como é fácil? Agora, antes de entrar em 2018, certifique-se de deixar 2017 para trás, aprendendo com os erros e multiplicando os acertos! ;)