Escolha ver a crise como oportunidade
A palavra crise tem origem no latim, krísis. Significa julgamento, momento decisivo, mudança súbita. Nesse sentido, há duas maneiras de enxerga-la: com olhar fatalista, condenado a um desfecho ruim; ou de maneira otimista, vislumbrando as oportunidades que a crise traz consigo. Quem escolhe a segunda opção – sem dúvidas a mais desafiadora delas – identifica na crise o momento ideal para que a transformação aconteça.
A incerteza em relação ao futuro faz com que as pessoas adotem o chamado comportamento de manada: observam-se e passam a agir da mesma maneira que as outras, sobretudo nas situações de risco. Entretanto, o que pode parecer um bom mecanismo de defesa também se apresenta como um silenciador de boas ideias. Quem simplesmente acompanha o movimento dos outros perde a capacidade de pensar diferente, de se destacar.
A crise, como tudo na vida, também tem um lado positivo. Do ponto de vista econômico, ela sempre traz novas necessidades e, portanto, novas possibilidades de negócios. Existe um problema? Que tal concentrar energia na busca por soluções, e não lamentando as consequências dele? Quem conseguir encontrar uma boa saída terá sucesso, independente da temida crise. É justamente com os problemas que surgem as boas oportunidades.
Não fique esperando a crise passar para agir. Lembre-se do ditado popular: enquanto muitos choram, outros vendem lenços.
Quem você quer ser?