Aprenda a calcular descontos e conquistar mais clientes
No dia 25 de novembro, será realizada em todo o Brasil a Black Friday, movimento de vendas com altos valores de descontos criado para liberar os estoques das lojas para o natal. Nele, os clientes podem aproveitar uma redução de até 80% nos preços de várias categorias e, também, antecipar suas compras de fim de ano. Embora a Black Friday oficial ocorra somente para compras da internet, muitas lojas físicas também aderem à política de descontos na última sexta-feira de novembro, Brasil afora.
A despeito da Black Friday, ter uma boa política de descontos durante todo o ano é muito importante para aumentar as vendas e fidelizar clientes. Dar desconto não significa desvalorizar o produto ou serviço, ou indicar que eles valem menos do que o preço original. Ao contrário. Significa que você está disposto a se diferenciar da concorrência, mostrando para o consumidor que sua empresa é flexível e pode ceder para deixá-los satisfeitos.
Mas, antes de sair por aí abaixando preço, é preciso observar algumas condições para não prejudicar o faturamento da empresa, nem a disponibilidade de estoque.
Estabeleça uma política de negociação de preços
Crie regras internas para dar desconto mediante algumas contrapartidas. A redução no preço pode começar se o pagamento, ou parte dele, for realizado à vista. Pode aumentar se o contrato incluir também outros serviços ou produtos. Também vale a pena flexibilizar os preços em períodos de baixa nas vendas. Ter uma política de negociação de preços é uma maneira de fazer com que todos ganhem um pouco: empresa e consumidor.
Priorize produtos que estão estocados há muito tempo
Dar desconto também é uma excelente estratégia para colocar em circulação produtos que estejam encalhados no estoque. Tudo o que fica muito tempo nas prateleiras acaba perdendo valor. Para que isso não aconteça, libere-os a um preço mais baixo, cuidando para que a empresa recupere ao menos os valores investidos no custo de aquisição ou desenvolvimento do produto.
Concilie a disponibilidade dos descontos com a necessidade dos clientes
Não adianta oferecer descontos excelentes se os produtos não atenderem a uma necessidade real dos clientes, naquele momento. Poucos consumidores conseguem se antecipar a ponto de adquirir produtos que venham a precisar muito tempo depois. Não adianta fazer promoção de roupas femininas durante o período que antecede o dia dos pais, por exemplo. Na hora de estabelecer o desconto, analise as demandas do público e se certifique de que os produtos realmente terão uma boa saída caso o preço seja reduzido.
Converse com sua equipe e planeje as metas e o período de divulgação dos descontos
Uma política de negociação de preços tende a ser mais eficiente quando todo o time de vendas está preparado para apresentá-la e defendê-la junto ao cliente. Tenha em mente que este é um momento especial, estratégico, que vale a pena ser divulgado interna e externamente a fim de atrair cada vez mais consumidores. Sendo assim, invista nesse relacionamento e não economize esforços para fazer com que essa mensagem chegue ao seu público.
Se você ainda tiver dúvidas sobre como desenvolver uma boa política de preços, conte com a ajuda de consultores financeiros para conhecer exatamente as demandas do seu negócio. Um especialista terá plenas condições de analisar as características da sua empresa e conciliá-las às necessidades do mercado.