Faturamento: entenda o que é e saiba como aumentar o seu
- Camila Teodoro
- 4 de jan. de 2017
- 2 min de leitura

Quem se entrega ao mundo do empreendedorismo precisa se familiarizar com conceitos econômicos fundamentais na gestão do negócio. Aqui, abordaremos alguns aspectos relacionados ao faturamento, do qual depende o crescimento de qualquer empresa.
O que é o faturamento?
É o conjunto de vendas que a empresa realiza durante um determinado período. É por meio dele que são calculados os impostos a serem recolhidos, com base no ramo de atividade do negócio.
Qual a diferença entre faturamento e lucro?
O faturamento é a soma das vendas da empresa em um dia, semana, mês ou ano. Já o lucro é o resultado final positivo das atividades da empresa depois de descontadas as despesas e os custos fixos.
Como aumentar o faturamento?
O primeiro passo é levar o processo de vendas com a maior seriedade e profissionalismo possível. É preciso acompanhar de perto cada etapa: identificação do cliente, apresentação do produto, negociação das condições de venda, fechamento e pós-venda.
Uma vez que o processo de vendas for efetuado com sucesso, cuide para que o cliente se fidelize à empresa. Um cliente satisfeito tem mais chance de continuar a relação comercial e adquirir novos produtos do que alguém que desconhece a marca e os benefícios que ela traz. Essa satisfação, quase sempre, reverte-se em aumento no faturamento, fundamental para fazer a sua empresa crescer.
Manter um atendimento de alto nível também é muito importante. A regra, nesse caso, é sempre tratar o consumidor como você gostaria de ser tratado pelos seus fornecedores. Invista no treinamento da sua equipe e esteja disposto a fazer os ajustes necessários para garantir um atendimento cada vez melhor.
Capriche no marketing e garanta que as pessoas que podem vir a se interessar pelo seu tenham acesso a ele. Aposte nas redes sociais e gere um relacionamento próximo e cordial com o seu público, especialmente com os clientes em potencial.
Identificando adequadamente o seu público, você evitará investir em consumidores que não têm identificação com seu negócio e concentrará os esforços naquelas pessoas que realmente podem proporcionar um aumento real no faturamento.