Fluxo de caixa: veja o que esperar da sua empresa em 2017
Quer saber como ficarão as contas da sua empresa em 2017? Comece fazendo uma projeção do seu fluxo de caixa.
É o fluxo de caixa que garante saldo suficiente para honrar os compromissos financeiros da empresa. Quando não há dinheiro em caixa, o negócio perde sua capacidade de produção, comprometendo a manutenção da mão de obra, a compra de matéria-prima e os limites de crédito. Um fluxo de caixa deficitário quase sempre é o responsável pelo fechamento das empresas, sobretudo as de pequeno porte.
Para fazer a projeção de fluxo de caixa para 2017, use como parâmetro o balanço do ano anterior, que deve estar corretamente preenchido. Se você ainda não o fez, comece colocando no papel tudo o que entrou e saiu de dinheiro nos últimos 12 meses. Some as contas recebidas, o estoque e os bens da empresa (maquinário, veículos, mobiliário...). Depois, subtraia disso as contas que foram pagas, incluindo os empréstimos, os impostos e as despesas variáveis. A diferença entre um e outro é que vai dizer se o seu caixa andou no vermelho ou no azul no ano passado.
Com isso feito, você pode usar como referência os dados do ano anterior para projetar como deverá ser o seu ano atual. Essa projeção pode ser feita por trimestre, semestre ou para os próximos 12 meses. O ideal é que ela seja anual, porque reduz as chances de você ser pego de surpresa em algum momento do ano.
Uma boa projeção de fluxo de caixa leva em consideração, além das saídas regulares de dinheiro, a possibilidade de inadimplência e perda de contratos, antecipando-se para uma possível queda de receitas. Com um bom controle do fluxo de caixa, fica mais fácil garantir que a empresa tenha recursos suficientes para honrar seus compromissos dentro do prazo e ainda lucrar.
Acompanhando o dia a dia do fluxo de caixa, é possível tomar decisões antecipadas e ajustar as condutas sempre que necessário, fazendo com que 2017 seja um ano de crescimento e sem sobressaltos.
Mãos à obra! :)