É preciso abrir mão do emprego para empreender?
Você tem uma excelente ideia de negócio, mas está em dúvida se deve abrir mão do seu emprego e da estabilidade que ele traz para se dedicar integralmente à nova iniciativa? Esta é uma decisão difícil de ser tomada e divide muito empreendedor. Se, por um lado, a vida de empresário oferece um mundo de possibilidades financeiras, pessoais e profissionais, por outro, vem acompanhada de uma série de riscos e incertezas, que nem sempre podem ser controlados.
Se você está nessa situação, saiba que nem sempre é preciso abandonar o emprego formal para empreender. Algumas alternativas de negócio exigem dedicação exclusiva, é verdade, mas muitas outras podem ser conciliadas com a jornada regular de trabalho. Assim, é possível ganhar tempo para decidir em qual delas apostar ou se vale a pena levar as duas adiante por tempo indeterminado.
Entretanto, antes de começar, é preciso observar algumas questões fundamentais na prática do empreendedorismo para não se surpreender no caminho.
Certifique-se de que você realmente quer ser um empreendedor
O mundo dos negócios exige muito empenho de quem se dispõe a empreender. Muitas vezes, é preciso adiar projetos pessoais em detrimento da nova iniciativa. Se você não estiver pronto para fazer essas renúncias, não encare a jornada dupla agora. O acúmulo de funções, quando não se está preparado para isso, pode gerar frustrações e sobrecargas desnecessárias, difíceis de administrar.
Antes de tirar a ideia do papel, elenque todas as atividades semanais que você considera importantes e veja se para cada uma delas há um horário específico para a sua realização. Depois, tente enumerar quais ações o novo empreendimento vai exigir e identifique o que pode e não pode ser delegado a outras pessoas. Observe essas duas listas e avalie se o seu sonho de empreender vale as renúncias que você, inevitavelmente, terá que fazer. Se a resposta for positiva, ponto para o novo negócio. Se for negativa, talvez seja melhor você continuar apenas no seu trabalho atual, pelo menos por enquanto.
Avalie se você realmente domina a área em que pretende empreender
Se tem uma coisa que todo empreendedor precisa ter é domínio sobre o seu próprio negócio. Por mais que ele conte com a ajuda de colaboradores, é fundamental conhecer cada etapa do negócio para tomar decisões acertadas e fazer o projeto crescer. Antes de começar o negócio, certifique-se de conhecer, a fundo, como funciona o mercado em que pretende entrar: fornecedores, colaboradores, público-alvo e concorrentes. Caso seja preciso estudar melhor alguma dessas áreas, aproveite as suas horas livres, depois do expediente regular, para isso. Se tiver que se dedicar a essa pesquisa com o negócio em andamento, a falta de tempo livre poderá te trazer muito mais dificuldade.
Não deixe que uma atividade prejudique a outra
Se você está disposto a encarar as duas jornadas, tenha certeza de que uma não vai prejudicar a produtividade e o desempenho da outra. Você tem um contrato de trabalho vigente e precisa corresponder às expectativas do cargo para o qual foi escolhido. Do mesmo modo, seu negócio merece carinho e atenção. Se for para deixar a desejar em algum deles, talvez seja preciso escolher entre um e outro. Neste caso, procure se planejar e analisar todos os aspectos relacionados ao mercado antes de tomar a decisão.
Busque parceiros para ajudar na divisão de tarefas
Trabalhando com duas atividades distintas, você não terá tempo suficiente para se dedicar integralmente à sua ideia de empreendedorismo. Não adianta querer centralizar tudo e assumir sozinho as providências necessárias ao andamento do novo negócio. Negligenciar áreas como finanças, vendas, marketing e relacionamento com o público pode custar muito caro e comprometer qualquer boa ideia de negócio. Portanto, opte por se dedicar àquilo com o que você tem mais habilidade e procure parceiros que possam cuidar das outras áreas para você. Nas suas tarefas extras semanais, inclua reuniões para acompanhar o andamento das etapas importantes e mantenha os canais de comunicação sempre abertos para esses parceiros.
À medida em que o seu negócio for se consolidando e você tiver segurança para ter nele a sua única fonte de renda, talvez você descubra que é mais vantajoso e realizador se dedicar cada vez mais ao seu empreendimento. Com mais tempo disponível, você poderá investir em gestão e no aperfeiçoamento de processos, fazendo com que o seu projeto cresça cada vez mais.