top of page

Plano de negócios: o ponto de partida de qualquer empresa



Para empreender, é preciso bem mais do que apenas uma boa ideia de negócio. Muitas iniciativas promissoras acabam fracassando não por falta de resultados positivos, mas por falta de planejamento. Essa é uma realidade preocupante no Brasil, onde, a cada dez empresas, seis não sobrevivem após cinco anos de atividade. A informação consta na pesquisa Demografia das Empresas, divulgada em setembro de 2016, pelo IBGE.


Para se preparar para as dificuldades que naturalmente surgem pelo caminho, a empresa precisa ter um bom plano de negócios que se antecipe a essas adversidades. O plano de negócios é uma ferramenta de gestão criada para definir a estratégia de atuação da empresa ao longo do tempo. É um guia, um mapa que levará o negócio ao alcançar os seus objetivos de curto, médio e longo prazo.


Com o plano de negócios, o empreendedor conhece exatamente o que precisa fazer para a empresa dar certo - estrutura, pessoal, investimentos -, e como obter os recursos para financiar tudo isso. É o plano de negócios que demonstra quanto de dinheiro será necessário para colocar a empresa em operação de maneira sustentável e busca soluções competitivas para financiar o seu funcionamento.


É com o plano de negócios em mãos que o empreendedor terá noção do valor do investimento total e do tempo necessário para começar a obter retorno financeiro. Ele direciona também aonde se pode cortar gastos sem comprometer os resultados, conduzindo para a tomada de decisões assertivas. É uma segurança para a empresa e o empregador, que passam a se prevenir dos sobressaltos que acontecem corriqueiramente no mercado e consolidar uma trajetória de crescimento.


Atualmente, existem muitas ferramentas gratuitas que auxiliam na elaboração do plano de negócios. O Sebrae, inclusive, oferece um guia simples e prático que ensina a montar o plano. O importante é considerar que o documento precisa ser revisto sempre que uma premissa importante no planejamento mudar, como a perda de clientes, mudanças macroeconômicas e entrada de novos concorrentes no mercado, por exemplo.


Começando de maneira bem planejada, os negócios têm muito mais chances de ter uma vida longa, sustentável e promissora, que é o desejo de todo empreendedor.


Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page