Conceitos fundamentais do bom controle financeiro
O controle financeiro é uma radiografia do negócio. Ele permite identificar problemas que levam ao adoecimento da empresa, prejudicando o seu crescimento, e fornece as informações necessárias para a tomada de decisões corretas, no menor tempo possível.
Para explorar melhor essa poderosa ferramenta, o empreendedor deve conhecer alguns de seus conceitos fundamentais:
- Caixa: são todos os recursos financeiros (dinheiro) disponíveis para pagar compromissos futuros ou realizar investimentos.
- Contas a pagar: controle das contas que estão em aberto e precisam ser liquidadas.
- Contas a receber: controle sobre as compras a prazo dos clientes.
- Controle bancário: controle da movimentação das contas bancárias por meio de cheques, depósitos, saques, transferências e pagamentos.
- Fluxo de caixa: conjunto de movimentações financeiras da empresa, ou seja: caixa, contas a receber, contas a pagar e controle bancário. Pode ser usado, também, como uma previsão das entradas e saídas futuras de dinheiro.
- Apuração de resultado: cálculo que apura se a empresa teve lucro ou prejuízo em um determinado período.
Para colocar tudo isso em prática, comece registrando minunciosamente todos os eventos ocorridos no dia a dia do negócio e mantenha esses registros permanentemente atualizados.
Também é fundamental começar o mês sabendo quais são os compromissos a serem quitados e quanto há para receber, evitando a concentração de vencimentos de contas em datas nas quais não há entrada de recursos financeiros para esses pagamentos. Isso permitirá saber quanto de capital de giro é necessário para manter as operações sem prejudicar a saúde financeira do negócio.
Depois, analise criteriosamente as informações coletadas e faça uma projeção de longo prazo, planejando as ações que levarão a empresa a alcançar os objetivos estabelecidos para aquele determinado período. E, se preciso, não deixe de mudar a rota. Muitos problemas podem ser evitados com a tomada de decisão acertada, no tempo correto.
Viu como é simples manter a saúde financeira da empresa em dia? Agora é só começar. :)