5 dicas para o seu negócio driblar a crise
Momentos de instabilidade econômica, como o que estamos vivendo no Brasil, são convites forçados à mudança. São eles que nos tiram da zona de conforto e nos levam a buscar alternativas para superar as adversidades. Leva vantagem quem encara a crise e descobre que ela reserva muito mais do que problemas, mas grandes oportunidades de crescimento profissional, sobretudo no empreendedorismo.
Se você é daquelas pessoas que acham que é possível fazer muito mais do que lamentar, está no lugar certo. Aqui, preparamos dicas preciosas para ajudar a driblar a crise, transformando-a no início do seu sucesso profissional.
Encare o planejamento como a alma do negócio
Toda boa ideia precisa de um excelente planejamento. Ao decidir abrir um negócio, é preciso dominar a área em que se vai atuar. Pare e pense aonde quer chegar. Visualize o caminho a ser percorrido e antecipe problemas e soluções, reduzindo ao máximo as chances de ser pego de surpresa por fatores que podiam ser evitados. Como o mercado é dinâmico, esse planejamento precisa ser revisto e alterado sempre que preciso, sem comprometer, é claro, o foco nas metas do futuro.
Faça o melhor com o que você tem em mãos
O momento ideal não existe. Sempre haverá dificuldades a serem superadas. O que determina o sucesso de uma empresa é a habilidade de seus líderes de vencer os obstáculos do dia a dia de maneira inovadora e racional. Cruzar os braços e ficar esperando o cenário ideal pode acabar provocando a perda de oportunidades preciosas escondidas nos desafios que você se recusou a superar. Mantendo os pés no chão, deixe a cabeça livre para sonhar aonde quer chegar. Como disse Goethe, “o que não é começado hoje nunca será terminado amanhã”.
Não dê passos maiores que as pernas
Correr risco é diferente de correr perigo. No empreendedorismo, risco são as variáveis negativas às quais todos os negócios estão submetidos. Perigo é a exposição desnecessária aos riscos que poderiam ser evitados. Essa máxima deve ser levada em consideração em todos os momentos do empreendimento, principalmente em relação às decisões financeiras. Só assuma gastos fixos depois de se certificar que a sua empresa tem condição de assumi-los. Controle de perto as finanças e avalie diariamente o fluxo de caixa, buscando garantir que as receitas sejam maiores que as despesas. Antes de sair gastando por aí, planeje, avalie e se pergunte se o custo x benefício daquele investimento vale mesmo a pena.
Pense com a cabeça do cliente
De nada adianta oferecer um produto excepcional e não atender as expectativas do cliente. Antes de tomar qualquer decisão, pergunte-se qual benefício aquela atitude trará ao consumidor. Ao invés de pensar somente no ciclo de vida do produto, leve em conta também como ele entra na vida do seu público e a torna melhor de alguma maneira. Fazendo esse raciocínio inverso, você reduz as chances de criar produtos desconectados com a realidade das pessoas que a sua empresa pretende atingir.
Inove para garantir vida longa ao seu negócio
Empresa que não inova é engolida pelo mercado. Os consumidores estão cada vez mais exigentes e esperam que produtos e serviços acompanhem as suas expectativas. Para garantir um sucesso de longo prazo, nunca deixe de investir em tecnologia e alternativas que tornem sua empresa ainda mais diferenciada. Ao contrário do que pode parecer, isso nem sempre exige investimentos de alto impacto financeiro. A inovação pode ser resultado de mudanças simples. Aposte na criatividade e explore o mundo de possibilidades que o empreendedorismo reserva.
Leia mais: