Black Friday: amplie os resultados para bem mais que um dia
A edição 2016 do Black Friday está chegando e grande parte dos consumidores já está a postos para aproveitar os descontos exclusivos e antecipar as compras para o natal. Do outro lado estão as empresas, que além de caprichar nas ofertas que vão fisgar os clientes, precisam definir uma boa estratégia para fazer com que os efeitos da super promoção durem bem mais que um dia. A seguir, veja algumas dicas que podem ajudar a capitalizar outros benefícios, além dos financeiros, que esse dia traz.
Seja honesto com o consumidor
Clientes não são bobos e sabem quando os preços estão maquiados. É fácil perceber quando a promoção é praticamente a metade do dobro do preço. O consumidor tem o poder de compra e está pronto para pesquisar na concorrência uma infinidade de opções que podem ser mais interessantes. Portanto, só anuncie produtos que realmente estejam com ótimo custoxbenefício, oportunidades que não se encontram outras vezes no ano. São em momentos assim que conquistamos a confiança do cliente e o trazemos para perto da nossa empresa.
Invista pesado no atendimento
Tão importante quanto oferecer uma boa política de descontos e divulgar as promoções é se preparar para atender bem os clientes. Se o contato é presencial, reforce a sua equipe e prepare-a para oferecer o melhor atendimento possível. Mesmo em um dia de grande movimento, cada cliente continua sendo único e especial. E é assim que eles devem continuar se sentindo independente dos dias de promoção.
No atendimento online, reforce a estrutura do site para suportar vários acessos no mesmo momento. Lembre-se de que o cliente vai procurar outras opções caso não consiga encontrar facilmente o que procura no seu site. Experiências ruins são, muitas vezes, mais impactantes do que as positivas. Então, entrar na Black Friday sem se preparar para ela em todos os sentidos pode ser um tiro no pé.
Recolha informações sobre o cliente
Poucos dias do ano têm um movimento tão intenso quanto o da Black Friday. Aproveite essa oportunidade e recolha o máximo de informações possíveis sobre o cliente. Oriente a equipe de atendimento a cadastrar os clientes, preenchendo formulários que informem nome, estado civil, telefone e email, endereço, data de aniversário, produto desejado e outras informações que possam ser usadas para um contato futuro. Essa é uma excelente maneira de conhecer o perfil do seu consumidor e até mesmo fazer ajustes nas suas estratégias comerciais visando atrair a atenção dele.
Capriche no pós-venda
Com base nesse cadastro, é possível oferecer produtos e promoções certas para cada um. Segmente o seu público e faça comunicados (email marketing, telemarketing e WhatsApp) específicos para cada um. Manter esse relacionamento é fundamental para fazer com que o boom provocado pela Black Friday possa ser explorado durante o ano todo.