Como fazer um planejamento financeiro de qualidade
Existem empresas que fecham mesmo dando lucro. Isso acontece porque, a despeito da boa ideia que elas oferecem e da grande procura do público, não houve planejamento suficiente para fazer os negócios se sustentarem. Por isso, é fundamental controlar corretamente o fluxo de caixa, preparar-se para as incertezas do mercado e desenvolver planos de ação capazes de serem implantados imediatamente, se necessário.
Preparamos algumas dicas para te ajudar fazer um planejamento financeiro de qualidade, projetando receitas e despesas que indiquem a situação econômica do negócio e favoreça a tomada de decisões.
Conheça a situação real da sua empresa
Tudo começa pela identificação precisa do seu negócio. Quais são os pontos fortes e fracos? Como é a relação com o público? É possível ampliar as vendas? E com os fornecedores? É possível negociar condições melhores de compra? Sua atividade está sujeita às variações do cenário econômico nacional e internacional? Cada uma dessas variáveis deve ser levada em consideração no planejamento, porque interfere diretamente na produção, precificação e no escoamento do produto no mercado.
Monte planilhas claras e objetivas
Estabelecido o período pelo qual vigorará o planejamento, registre o faturamento previsto, ou seja, quanto será arrecadado em receitas em cada mês. Leve em consideração as sazonalidades dos períodos de maior e menor venda. Do mesmo modo, anote os gastos divididos entre contas fixas e despesas, incluindo as que são extraordinárias. Com base nessas informações, avalie o que deve ser priorizado ou adiado.
Prepare-se para eventualidades
Como não é possível saber o que reserva o futuro, devemos, pelo menos, separar recursos que possam dar a tranquilidade necessária para atravessar momentos de instabilidade. No planejamento financeiro, inclua vários cenários capazes de suportar possíveis crescimentos, estagnações e recessões. Isso significa definir objetivos e metas que possa transformar as projeções realmente possíveis. Crie um cronograma realista de ações e divida as tarefas adequadamente com a sua equipe. Fique de olho nos resultados e registre tudo para que você consiga rever o planejamento sempre que necessário. E se o cenário mudar, não hesite em adaptá-lo o mais rápido possível. Não espere o sinal ficar vermelho para tomar providências, pode ser tarde demais.
Como você percebeu, o planejamento financeiro deve estar sempre entre as prioridades do empreendedor. Se você não tiver intimidade com o assunto ou perceber que não está disponível como deveria para cuidar dessa parte tão importante do negócio, conte com a ajuda de consultorias especializadas. Elas têm ótimo custoxbenefício e fazem grandes diferenças nos resultados a curto, médio e longo prazo.