top of page

Descubra as melhores opções de pagamento para o seu negócio



Comodidade e praticidade vem ganhando cada vez mais espaço na decisão de compra do consumidor, e oferecer várias opções de pagamento para o cliente é uma boa maneira de facilitar a venda. O mercado tem diversas opções, cada qual com suas vantagens e desvantagens. Conheça as principais delas e veja qual se encaixa melhor no seu de negócio.


Cartão de crédito

A possibilidade de parcelamento sem juros faz com que o cartão de crédito seja uma das formas de pagamento preferidas dos consumidores. Algumas operadoras também oferecem uma série de benefícios pelo uso do cartão, como programas de bônus e pontuação que podem ser convertidos em descontos em futuras compras, o que torna o cartão de crédito bastante atrativo.


Há ainda a possibilidade de o estabelecimento fazer a cobrança recorrente, todos os meses, sem que o valor da compra interfira no limite do consumidor no cartão de crédito. Isso faz muita diferença para o cliente, porque nem todo mundo tem um limite alto para administrar.


Para a empresa, uma das principais vantagens dessa modalidade é a eliminação do risco da inadimplência, porque o atraso ou a falta de pagamento são integralmente assumidos pela operadora do cartão. Também serve para renegociar a dívida do cliente que não honrou com seus compromissos de outras maneiras, como cheque e boleto, reparcelando a dívida no cartão. Outra vantagem é a versatilidade das maquininhas de cobrança. Hoje em dia, é possível comprar ou alugar os equipamentos, ou até mesmo cadastrar um smartphone para a execução da cobrança.


Por outro lado, as operadoras cobram do empreendedor altas taxas pelas operações financeiras, além de um valor considerável pela manutenção das maquininhas de cartão. Isso pode impactar o preço final do produto em até 10%.


Boleto bancário

Depois do cartão de crédito, o boleto bancário é o meio de pagamento mais procurado pelo consumidor. Ele dá mais autonomia ao processo de compra por não exigir instrumento de débito ou crédito para efetivar operação, e por oferecer alternativas a quem tem pouco ou nenhum acesso a outras modalidades de crédito, como cartões e cheques.


Os boletos também são aliados das empresas, porque formalizam a relação comercial com o consumidor ao discriminar os valores de juros e multas por atraso. Desde o início de 2017, todos os boletos passaram a ser registrados, com informações do CPF de quem o recebe. Como são documentos, fica mais fácil enviar os títulos para protesto, se necessário. Os boletos também facilitam a identificação do pagamento na conta, além de ter baixo custo de operação e não exigir pagamento de taxa mensal ao banco.


Como desvantagem, está a demora de até três dias para que o dinheiro efetivamente caia na conta da empresa. É preciso ter um bom capital de giro para suportar as movimentações financeiras do período.


Cheque

O cheque ainda é uma modalidade de pagamento bastante usada por um tipo específico de consumidor. Ele aumenta as possibilidades de venda pré-datada e não tem taxa nenhuma para quem emite, nem para quem recebe. Em alguns negócios, é possível negociar o cheque com outros fornecedores e substituir o recebimento do provento por matéria prima, por exemplo, o que faz com que essa modalidade de pagamento continue sendo preferida por muita gente.


Entretanto, a inadimplência e a possibilidade de fraude são os principais problemas do cheque, pois aumentam o risco do negócio. Para minimizar esses problemas, os bancos costumam ter cadastros de cheques inadimplentes, buscando oferecer uma certa margem de segurança ao empreendedor.


Pagamentos online

Para quem vende pela internet, uma excelente opção é o pagamento online oferecido por empresas especializadas. Normalmente, elas são de cadastro gratuito e não cobram mensalidade, anuidade e taxas de manutenção de contas. Elas ainda oferecem serviços de cobrança, consulta comercial e envio de mensagens para pessoas físicas e jurídicas.


O recebimento dos valores é feito por meio de transferência bancária e as empresas de pagamento retém uma porcentagem do valor total como forma de remuneração. O mercado já tem várias opções disponíveis, variando entre o valor do percentual retido, o prazo para a transferência bancária e os serviços de relacionamento com o cliente.


Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens dessas formas de pagamento, escolha a que melhor se encaixa no perfil do seu negócio e capriche nas vendas!

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page