top of page

Importância do capital de giro para a saúde financeira da empresa



Não é segredo para nenhum empreendedor que o bom funcionamento de uma empresa está ligado à sua saúde financeira. Se as finanças não vão bem, o negócio certamente vai mal. Uma das maneiras de se evitar esse cenário é garantindo um bom capital de giro. Ter um fluxo de caixa positivo permite o funcionamento sustentável da empresa, evitando empréstimos bancários e proporcionando melhores condições de compra com os fornecedores.


O capital de giro nada mais é do que a quantia de dinheiro que a empresa tem para custear as despesas correntes. É o que sobra depois de pagar os custos operacionais do dia a dia, fixos e variáveis. Essa reserva financeira é importante porque tem rápida renovação e pode ser utilizada para suprir eventualidades do negócio imediatamente, sem prejuízos a médio e longo prazo.


Sem um controle de caixa eficiente, muitas vezes o empreendedor se vê obrigado a recorrer ao banco para cobrir dívidas, aumentando o buraco em que se meteu. É aí que as empresas se tornam reféns dos juros e comprometem seu desempenho financeiro por muito tempo, algumas, infelizmente, de maneira definitiva.


O capital de giro ideal para o seu negócio é aquele que garante fôlego suficiente até a entrada dos recursos previstos, como as vendas a prazo, por exemplo. Quanto maior o prazo para o recebimento, maior terá que ser o capital de giro para o período, reservando recurso suficiente para honrar todos os compromissos e evitar dívidas. Também é o capital de giro que vai garantir os investimentos necessários ao estoque para atender todas as necessidades do mercado sem comprometer a produtividade.


Por isso é importante monitorar o capital de giro com frequência, evitando, assim, ser pego de surpresa com resultados abaixo do esperado.

Posts Destacados
Posts Recentes
Procure por Tags
Nenhum tag.
bottom of page