Investimentos que vão muito além da poupança
Quando o assunto é investimento, a instabilidade econômica que afeta o Brasil deixa as pessoas bastante receosas, sem saber qual é a melhor maneira de investir o seu dinheiro. E o que pouca gente sabe é que não precisa ter muito dinheiro para fazer investimentos. Existem várias alternativas seguras e confiáveis, com possibilidade de aplicação de valores baixos, cada qual com suas vantagens e indicações de uso. Veja algumas delas.
Tesouro Direto
Ao contrário do que muitas pensam, o Tesouro Direto do Governo Federal é uma excelente alternativa a qualquer tempo. Isso porque ele oferece títulos com diferentes tipos de rentabilidade - principalmente a prefixada, que é uma das mais seguras para o momento atual – e com vários prazos de vencimento e fluxos de remuneração.
Na prática, o Tesouro Direto nada mais é do que a compra de títulos públicos por pessoas físicas e jurídicas, por meio da internet. É possível comprar títulos a partir de R$30, o que deixa essa modalidade de investimento bastante acessível. O Tesouro Direto é uma das aplicações de menor risco do mercado. Ele independe da condição econômica do país e ainda possui uma boa rentabilidade, e liquidez diária.
É tão seguro que até os bancos compram o Tesouro Direto. Ao estudar o rastro dos investimentos, percebemos que essa é uma das formas preferidas de investimento das instituições financeiras. Ou seja, se até os bancos fazem, é porque se trata de uma alternativa extremamente segura e vantajosa.
O Tesouro Direto permite investir pequenos valores com resgate de curto prazo. Escolhendo a taxa pré-fixada, você sabe exatamente quanto seu dinheiro vai render e por quanto tempo, independentemente da inflação e da instabilidade econômica daquele período. Toda essa movimentação pode ser acompanhada pelo celular, o que te dá bastante autonomia e tranquilidade em relação ao investimento.
Aplicação bancária com resgate imediato
Outra alternativa é investir o saldo que sobra de um mês para o outro em aplicações automáticas do próprio banco. É só conversar com o gerente e pedir para ele fazer essa alteração. Com a aplicação automática, você pode resgatar o seu dinheiro a qualquer momento sem nenhum prejuízo, e enquanto isso não acontecer, ele vai rendendo diariamente, ainda que centavos.
Outros investimentos bancários
Os bancos também têm uma infinidade de alternativas para investimentos de curto, médio e longo prazo. Alguns permitem o resgate a partir de 30 dias com taxas prefixadas. Outros, podem ser resgatados a partir de seis meses. Por isso é tão importante manter uma boa relação com o gerente do banco, para poder contar com ele na hora de decidir pelo melhor investimento de acordo com as suas condições financeiras e o seu perfil de consumo.
Lembrando que em toda aplicação, o resgate feito antes do prazo mínimo estabelecido significa perda de dinheiro. Portanto, leia bem o contrato, avalie suas possibilidades financeiras e o tempo em que será possível viver bem sem aquele dinheiro que você pretende aplicar. Se precisar de ajuda para tomar essa decisão, entre em contato com consultorias financeiras. Elas têm especialistas preparados especificamente para lidar com essas e outras situações.